Falésias do Gunga

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Quem viaja para Alagoas, mais precisamente na praia do Gunga, se encanta com o colorido daqueles paredões à beira mar, esculpidos pelo vento e pela erosão. A Praia do Gunga fica distante 33 Km ao sul de Maceió (capital do estado de Alagoas), no município de Barra de São Miguel, e é um dos principais pontos turísticos do estado, pois atrai turistas do mundo todo devido à riqueza das belezas naturais, tanto no mar quanto na terra.

alagoas-litoral-sul

Falésias do Gunga

 

Àqueles paredões coloridos dá-se o nome de falésias, presentes em quase todo o litoral do Brasil. Em Maceió essas falésias são formadas de arenito, ou seja, areia compactada através dos fenômenos geológicos que a Terra passou durante milhares de anos em sua formação.

Segundo o livro da Dirce Maria Suertegaray – Terra Feições Ilustradas, descreve didaticamente o que é uma falésia.

falesias-png

 

Nessa região o turismo é bem intenso, o transporte até as falésias é feito apenas a pé ou de buggy, onde se negocia o preço do passeio, e o roteiro dura em torno de 2 horas, com as paradas para banho e fotos. Existe também aluguel de quadriciclos, mas não chegamos a nos informar.

Durante a nossa viagem alugamos um carro e montamos o nosso roteiro, então dá para ir de carro até a Praia do Gunga, onde tem uma boa estrutura turística como quiosques, barracas de artesanatos e estacionamento. Chegamos pela manhã, aproveitamos a praia, almoçamos lá mesmo e à tarde fomos fazer o passeio de buggy até as falésias.

Buggy Gunga

 

Em qualquer loja de artesanato a gente encontra aquelas famosos vidros, diversos modelos, coloridos com areia das falésias (problema ambiental?). Nesse momento, quem nunca se interessou em saber como surgiu esse colorido na areia?

arquivo_000-7

 

Na verdade, o que determina as cores são os minerais que estão presentes no solo durante a sua formação. As partes pretas indicam a presença de mais matéria orgânica, e quanto mais amarelo-avermelhado, mais ferro contém o solo. Então, as cores são conforme as reações químicas, e podemos concluir que nessa região existe uma grande riqueza de minerais, por isso a beleza das cores das falésias.

Arenito Colorido

 

O principal fator que esculpe as falésias é a erosão marinha, a que acabam transportando os sedimentos e re-esculpindo o nosso litoral. Com a ação do movimento das marés, esse transporte acaba sendo bastante intenso, por isso a sua beleza.

Falésias Gunga

arquivo_004-1

A última parada do passeio é um banho de água doce à beira mar com as falésias ao fundo, uma beleza sem igual e que vale muito a pena conhecer.

Lagoa das Falésias

Na saída ainda dá para parar no mirante, onde se pode ter uma visão panorâmica da fazenda de coqueiros que caracteriza a Praia do Gunga.

Fazenda de Coqueiros

Fazenda de Coqueiros

 

O meu conselho para o turismo no Estado de Alagoas é alugar um carro e ir conhecendo as praias, dá para um dia ir para as praias do norte, e em outro ir para as praias do sul. As estradas são boas, bem sinalizadas e é fácil de achar os pontos turísticos. Com certeza vocês terão agradáveis surpresas, pois além das praias serem lindas, o seu povo é muito acolhedor e simpático!

 

 

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: