Feriado em Gramado e Canela

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Neste feriado de 12 de outubro de 2016 recebemos a visita de amigos do Rio de Janeiro e São Paulo, então resolvemos acompanhá-los até Gramado para passarmos o dia e voltarmos no final da tarde. Nossos amigos ficaram por lá, então esse post são dicas rápidas para quem apenas quer passar o dia e aproveitar entre amigos.

Optamos em ir pela Rota Romântica, por ser o caminho que consideramos mais bonito para quem quer aproveitar as belezas aqui da Serra já na estrada.

A Rota Romântica é o nome dado ao trecho de BR 116 que se estende da Planície do Vale do Rio de Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha.

rota-romantica-mapa

No trajeto, podemos observar as características da região, os costumes e construções herdadas dos colonizadores alemães, que chegaram no Rio Grande do Sul e se estabeleceram na parte mais baixa da Serra Gaúcha e próximos aos rios.

A natureza é exuberante e o caminho passa a ser um atrativo turístico. No outono é a época que a estrada fica mais bonita, pois os Álamos colorem o trajeto. Como fomos na primavera, eles ainda estavam verdinhos, mas nada que prejudicasse a beleza da vegetação local.

br-116

Vegetação na Primavera

A rota é formada por 14 cidades: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena,, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. 

Percorre-se em torno de 184 Km de início ao fim, ou seja, até Caxias do Sul. Para chegar em Gramado são em torno de 135 Km, que podem ser feitos com calma, admirando a paisagem e dando uma parada na Tenda do Umbu,  que é um ponto de encontro de motoqueiros e turistas, existe uma lanchonete com produtos fresquinhos, produtos coloniais, também tem uma loja de artesanatos e que vende produtos em couro.

Tenda do Umbu

A estrada é boa, com muitas curvas e em vários trechos com uma única pista em cada direção, por isso a velocidade tende a ser reduzida.

Chegamos perto do meio-dia em Gramado, uma pausa para tirar foto no pórtico de entrada e seguimos para Canela a fim de já almoçarmos.

Pórtico de Gramado

Pórtico de Gramado

Agora uma dica para almoçar em Canela por um bom preço e comida de qualidade é o Olimpia Restaurante, no almoço eles servem buffet a quilo e a comida é bem variada, a especialidade deles são as panquecas, a de chocolate  é maravilhosa!

 

Depois de almoçar ainda vimos a parada do Festival de Teatro de Bonecos que estava acontecendo durante toda a semana. Vou dizer que me decepcionei um pouco, esse festival já foi bem maior e o desfile mais bonito.

 

Seguimos para o Vale da Ferradura, o local é bom para caminhar e fazer trilhas, mas o dia estava nublado e já era próximo às 16h o bom é chegar pela manhã. O local tem churrasqueiras para quem quiser locar, o preço é R$20,00 pelo quiosque e a entrada no parque é de R$ 12,00 por pessoa, criança de 6 a 12 anos e idosos pagam a metade. Não tem desconto para estudante.

arquivo_000-5

Parque da Ferradura

A atração especial fica por conta dos quatis, mamíferos que habitam as selvas da América do Sul, estando presentes em quase todo o Brasil. Os quatis circulam livremente pelo Parque da Ferradura e já estão habituados com a presença dos humanos, encantando a todos com a sua fofura.

Quati

south_american_coati_area

Distribuição biogeográfica dos quatis Nasua nasua

Para finalizar o nosso dia, fomos para o Lago Negro e depois ficamos conversando e tomando chocolate quente na cafeteria do Lago. Local muito agradável e com vista para os pedalinhos.

arquivo_000-2

arquivo_000-4     arquivo_000-3

Na volta viemos pela BR 115, que passa pela cidade de Taquara, a dica aqui fica pela parada na Sapatus Outlet, que sempre tem ótimas promoções e pontas de estoque!

Chegamos em casa por volta das 21h, bem cansados… A ida e volta para Gramado no mesmo dia é algo comum para quem mora em Porto Alegre e região, mas como a cidade oferece inúmeros passeios e possibilidades, não se consegue visitar muitas coisas, então temos que escolher e priorizar. Esse tipo de passeio é perfeito para curtir um feriado no meio da semana!

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

2 comentários sobre “Feriado em Gramado e Canela

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: