Turismo e Geografia

Mesmo sem querer, mesmo tendo odiado essa matéria na escola, todo viajante acaba precisando entender um pouco de geografia para melhor aproveitar as suas viagens, tanto estando de férias como a trabalho. A geografia é uma ciência muito importante para o turismo, já que nos ajuda a compreender melhor o uso do espaço e as transformações que são constantes em qualquer localidade.

Além disso, a geografia, de modo prático, auxilia na localização, que é fundamental para encontrar os melhores caminhos de uma viagem, situar-se num mapa, diminuindo os vexames de se perder em um local teoricamente desconhecido…

gps

Falando de forma mais teórica, o que é a geografia?

Resumidamente, geografia é o o estudo do Espaço, o local em que vivemos e palco das realizações humanas. Compõe de uma forma não isolada, relacionar como eram os espaços na sua forma original e a partir dessas observações analisa as transformações que foram impostas ao ambiente e suas consequências para o homem.

Muitas pessoas enxergam a geografia apenas como o estudo do clima, relevo, rios, decorar nomes de países e suas capitais, etc. Então quero mostrar, através desse blog, que a geografia é bem mais que isso e podemos aplicá-la no nosso dia a dia, como nossa aliada.

E qual é a relação da geografia com o turismo?

O turismo é um criador de novos espaços. Não que necessariamente uma cidade tenha sido criada pela presença de turistas, mas, à medida que ela recebe os turistas, e os habitantes também realizam viagens, em termos conceituais, um novo espaço geográfico está sendo criado: o espaço turístico.

6841771882_34e43c28bb_z

Dento desse espaço podemos identificar três áreas:

Emissora – de onde partem os turistas que realizarão suas viagens. Local onde moramos, planejamos nos deslocar. É importante pois determina a facilidade dessa mobilidade. Por exemplo, as pessoas que moram em São Paulo tendem a viajar mais, por isso existem mais voos diretos, simplesmente poque há demanda.

Áreas de Deslocamento – são as estruturas, como rodovias, postos de gasolina, e mesmo cidades que sirvam de hospedagem antes da chegada definitiva da área recebedora.

Área Receptora – é a localidade que receberá o turista. Ponto de chegada, o que encontrarei nesse local? Que tipo de turismo espero fazer?

A geografia também nos ajuda a compreender de que modo as características de de cada paisagem influenciam na prática do turismo.

Existem vários tipos de turismos e é muito importante saber qual é o meu gosto, personalidade, vontades, para poder escolher qual será o destino das próximas férias, certo?

Podemos classificar basicamente três tipos:

O turismo no meio Urbano – costuma se caracterizar por atrativos históricos e culturais, também por forte influência de estrutura turística de hospedagem e de alimentação, sendo que os meios de transporte, saneamento básico e outras infraestruturas urbanas podem influenciar muito no comportamento das pessoas que escolhem esse tipo de local para conhecer.

cathedral-of-st-paul-london-building

O meio Rural – mais conhecido como turismo aventura, se caracteriza por atrativos mais ligados à natureza e por infraestrutura mais esparsas.

hiking-hiker-mountains-rocks-hills-fields-1

 

O meio Litorâneo – esse pode conjugar tanto característica de turismo do meio urbano quanto do meio rural, a medida que temos tanto praias em meio urbano como em áreas mais afastadas. Esse é um dos mais procurados e o que mais necessita de dados geográficos para obter sucesso e atender às expectativas, principalmente em relação ao clima e a infraestrutura.

11242038415_e853da11a8_z

Falando em clima, esse também é alvo de estudo da geografia que interessa, e muito, ao turismo. É sempre importante compreendermos a sazonalidade do clima para a localidade que iremos viajar. Incidências e probabilidades de fenômenos naturais, tais como: neve, frio, calor, terremotos, tornados, ciclones, etc.

the-four-seasons

Por fim, quero deixar claro que o  que pretendo escrever neste blog é com o intuito de trazer a geografia de uma forma leve e agradável, sem o objetivo de dar aula nem fornecer conteúdo para aulas teóricas, quero aplicar, na prática, principalmente através do turismo, um pouco que aprendi  geoturistando!