Em julho de 2016 resolvemos fazer uma viagem de carro até Colonia del Sacramento, no Uruguai, para depois pegar o ferry boat e chegar em Buenos Aires, na Argentina. Não era a primeira vez que iríamos para o nosso país vizinho, mas, como estariam as estradas? Qual o melhor trajeto?
Optamos por ingressar pela cidade de Rivera, que faz fronteira com Santana do Livramento, pois pra quem não sabe, é um ótimo lugar para fazer compras, com diversos free shops.
O total, de Porto Alegre a Colonia del Sacramento, na ida seria de 1022Km.
Dividimos a viagem em 2 partes, a primeira de Porto Alegre até Rivera, total de 496Km e a segunda de Rivera até Colonia del Sacramento 522Km.
O roteiro ficou da seguinte forma:
Dia 01 – Saída de Porto Alegre às 6h
Chegada em Rivera às 13h, com uma parada em Cachoeira do Sul, distante a 198Km de Porto Alegre.
Passamos a tarde toda fazendo compras e passeando pela cidade.
Dia 02 – Acordamos cedo, tomamos café e fizemos as compras que faltavam. Saímos por volta das 11h com a intenção de almoçarmos no caminho.
Chegamos em Colonia del Sacramento por volta das 20h.
Dia 03 – Passamos o dia todo passeando por Colônia.
Dia 04, 05, 06 – Fomos para Buenos Aires
Dia 07 – Saímos de Buenos Aires às 12h de Ferryboat rumo a Colonia del Sacramento para pegar o carro em direção a Punta del Este.
Dia 08 – Saímos de Punta del Este em direção à Porto Alegre
A IDA
Na hora de planejar a viagem, as primeiras perguntas que eu fazia eram:
- Quantos quilômetros eu vou precisar rodar para chegar no meu destino?
- Quantas horas eu vou levar nesse deslocamento?
- Como são as estradas no roteiro idealizado?
Então eu vou facilitar a vida de vocês e trazer essas informações, vamos começar.
As três cidades que eu considero principais para entrar no Uruguai são, Rivera, Rio Branco e Chuy. Optamos por Rivera pois possui uma excelente estrutura turística com hotéis, restaurantes e compras, além da estrada ser mais tranquila.
As distâncias a partir de Porto Alegre são:
- Rivera – Fronteira com Santana do Livramento/RS – 496 Km
- Rio Branco – Fronteira com Jaguarão/RS – 388 Km
- Chuy – Fronteira com Chui/RS – 515 Km
Quem mora no Rio Grande do Sul costuma gostar de passear em Rivera para fazer compras livres de impostos, antigamente quando o dólar estava favorável essas idas eram mais frequentes, hoje em dia ficaram mais escassas, mas ainda vale à pena em vários produtos. A estrada é bem tranquila, asfalto em boa conservação e a partir de uns 100 Km quase não tem caminhão, apesar da pista ser quase toda simples. Por Jaguarão, apesar do trajeto ser mais curto, a estrada é cheia de caminhões e por isso fica menos conservada e mais lenta.
A paisagem predominante durante todo o trajeto são os pampas gaúchos, com vegetação rasteira e pequenos arbustos. A pecuária extensiva é a principal atividade que se observa nessa região.
De Rivera a Colonia del Sacramento
Bom, nesse trecho eu não havia conseguido informações detalhadas dessa estrada, então no local resolvemos perguntar, antes de pegar a Ruta 5. Apesar de sentir que as pessoas não aprovavam muito essa estrada, resolvemos arriscar, pois, segundo eles, seria melhor ir até Montevideo e depois pegar em direção à Colônia, e isso aumentaria em 220 Km o trajeto.
Posso dar um conselho?
Não pegue esse caminho! A não ser que você goste de fortes emoções…
A estrada, a partir da cidade de Durazno, é esburacada, cheia de caminhões que transportam madeira e não existe nenhum posto, parada, casa, nada! Se o carro estragar, comece a rezar. Pensamos até em parar para dormir em alguma cidade no caminho, mas a estrutura turística no interior do Uruguai é praticamente inexistente.
Chegamos em Colonia del Sacramento já era noite, o trecho final, uns 100 km, a estrada melhorava um pouco, mas já estávamos tão cansados e estressados que aquele trecho demorou uma eternidade.
A VOLTA
De Colonia del Sacramento até Punta del Este
Optamos em voltar por Punta del Este, distante a 208 Km de Colonia del Saramento, dormir na cidade e no outro dia encarar uma volta de 737 Km, entrando no país pelo Chuí e pegando a BR 471 e depois a BR 116.
Essa realmente, falando no trecho dentro do Uruguai, Ruta 9, é a melhor estrada e a melhor opção. Estrada com o asfalto perfeito, sem muito movimento, sem caminhão.
De Punta até o Chuí são 224 Km, paramos para almoçar e fazer mais umas comprinhas, já que no Chuy existem diversos free shops, mas a estrutura hoteleira não é muito boa.(Obs: Cidade Chuí fica no Brasil e Chuy fica no Uruguai)
Depois do almoço dirigimos direto até Porto Alegre, que são 515 Km, fazendo apenas algumas paradas para esticar as pernas. O trecho da cidade de Pelotas, já no Rio Grande do Sul, acaba sendo o mais difícil, porque apesar da estrada estar relativamente boa, a pista é simples(estão em obras de duplicação) e trafegam muitos caminhões, por causa do porto de Rio Grande, tendo assim, que triplicar a atenção.
Nesse dia saímos de Punta del Este às 9h e chegamos em Porto Alegre às 21h, com a parada para o almoço e mais duas paradas rápidas em postos de gasolina.
OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Para fazer a imigração no Uruguai não precisa de passaporte, apesar dele agilizar bastante pois não precisa preencher nenhum formulário, apenas a carteira de identidade, com no máximo 10 anos desde a data de expedição. ATENÇÃO: eles aceitam apenas a carteira de identidade/RG ou passaporte. Carteira de Motorista, Carteira Profissional, Carteira do Clube, NÃO!
- Se for sair do país com o carro faça a Carta Verde, que nada mais é que um seguro que cobre algum dano fora do país. Uma dica que eu não sabia e repasso agora para vocês, entre em contato direto com a seguradora do carro de vocês aqui no Brasil que o corretor providencia rapidinho, no meu caso esse serviço está incluído no seguro, só paguei a taxa da Carta Verde e nem saí de casa, fiz tudo por telefone e email.
Abaixo, algumas fotos da estrada.